Como fazer dupla exposição “in camera” (ou no photoshop)


As novas Dslr profissionais agora conseguem tirar fotos em dupla exposição como fazíamos  (a ainda fazemos) com câmaras analógicas. Mas ao usarmos um sensor no lugar de um filme fotográfico, as possibilidades são maiores, e alguns fotógrafos já estão tirando vantagem disso para criar trabalhos incríveis como este:
double-exposure-384-copy

Sara K Byrne, americana,  fotografa de casamentos e retratos, descobriu essa técnica experimentando com a sua Canon 5D mk III. Algumas outras câmaras que podem fazer dupla exposição são: Canon 1D X, Canon 6D, a maioria das Nikon DSLRs, Fujifilm X Pro1, Fujifilm X100S, Olympus OM-D E-M5. Mas estas não são todas, consulte o manual da sua câmara caso ela não esteja nesta lista.
Como a própria Sara diz, não há regras o segredo é experimentar, tentativa e erro. Veja o vídeo:

http://youtu.be/Lcu8SdcsYnY

Infelizmente alguns de nós não podemos fazer dupla exposições com as nossas câmaras, para isto existe outro método  para fazer fotos assim, usando o Photoshop. É possível e também muito fácil.
Para começar tire duas fotos seguindo as instruções do vídeo acima (ambas com o fundo totalmente branco). Sobreponha as imagens no Photoshop e mude o Blending Mode da camada superior para Screen, depois aplique: Camada de ajuste P&B, Ajuste de Curva, uma camada de Ajuste de Saturação e Tons e pronto! Tenho certeza que existem outros caminhos a seguir usando o Photoshop, experimente!
E é claro, não vamos esquecer que sempre podemos recorrer à boa e velha câmara analógica. 
Abaixo seguem links para portfólios de outros fotógrafos que também estão usando esta técnica.

7682795464_74109b1614_z


Nathan Biehl

4

Yaser Almajed

Comentários