Como tornar-se um fotógrafo profissional

Sou um fotógrafo profissional ou amador?

Boa pergunta! Mas antes de responder, temos que entender qual é a diferença entre amador e profissional. Como regra geral, pode-se dizer que profissional é somente aquele que faz da fotografia seu principal “ganha-pão”. Portanto talvez o seu objetivo seja tornar-se um ótimo fotografo amador, alguém que é tão bom quanto, ou melhor que um fotografo profissional, mas que apenas pratica fotografia como diversão.


Iniciando sua profissionalização:

 

Deve-se também considerar em qual campo atuar. Você pode trabalhar como freelancer, pode tentar ganhar dinheiro vendendo fotos em sites, revistas, fazendo documentários, foto-jornalismo, publicidade, exposições, tornando-se um fotografo de família, casamentos, recém-nascidos, viagens, etc. Independente do seu campo, para que a fotografia torne-se sua profissão, ela deve ser uma fonte regular de entrada de dinheiro. Uma boa maneira de descobrir o que você quer fazer é acompanhar um profissional durante um dia ou até uma semana ou fazer estagio em um estúdio. Observe o máximo que puder, ajude quando necessário e tente ficar fora do caminho.

Definindo sua habilidades:

Na minha opinião esta é a parte mais importante no caminho para tornar-se um profissional de fotografia. Como em qualquer coisa que você queira aprender, o segredo está em duas coisas: teoria e prática. Pesquise e estude as diferentes áreas da fotografia, faça cursos, tente diferentes técnicas, procure saber tudo sobre luz, composição, seja criativo, experimente, encontre seu estilo e mais do que tudo fotografe o máximo que puder até descobrir no que realmente é bom. Depois disso, concentre-se no que te da prazer e fotografe mais ainda!


Fotógrafos que são especializados em apenas uma área, ou tem seu próprio estilo, normalmente são os melhores e mais bem sucedidos.
Neste ponto você já deve ter uma ideia de que tipo de fotografo quer ser e que caminho percorrer. Já vi muitas entrevistas com os fotógrafos bem sucedidos do mundo, e quando são questionados sobre qual o segredo para chegar ao topo, todas as respostas tem uma parte em comum: “trabalhe duro e não desista!”.

Comentários