A macro fotografia - lente invertida

Com a macro-fotografia, é possível capturar os mínimos detalhes de uma cena. Mesmo em escalas tão pequenas, a natureza não deixa por menos: são cores, formatos, simetrias.... belezas que nos deixam admirados.
Atualmente, a maioria das câmaras  digitais disponíveis no mercado possuem uma função macro, mas suas fotos deixam muito a desejar. Para que consigamos uma macro realmente fantástica, é necessário ter uma câmara DSLR e comprar além disso um kit de lentes próprias para este tipo de fotografia.        
Mas para aqueles que não têm condições de comprar outro kit de lentes ou que não deseja gastar dinheiro com isso, existe um caminho simples, no qual você poderá usar o seu próprio kit como lentes macro, conhecido como "lente invertida". Esta técnica é exatamente o que o nome sugere: você usa sua câmara do lado contrário.
Isto pode parecer um pouco estranho, mas é uma técnica comumente utilizada, e que pode gerar lindos resultados. Para fazer isto, faça o seguinte:

1º passo: Remova a lente de sua câmara;
2º passo: Vire sua lente na posição oposta;
3º passo: Segure a lente invertida em frente à câmara, empurrando levemente para que não entre luz por nenhum espaço;
4º passo: Faça experimentos. Tente tirar fotos com diversas aberturas e distâncias focais.
OBS.: Não é possível configurar a abertura do diafragma, dependendo de sua lente, caso você esteja segurando-a. Mas você poderá, por exemplo, usar duas lentes em conjunto, como mostra a figura. A vantagem desse sistema é a possibilidade de se regular a abertura, uma vez que a lente principal está conectada na câmara. Caso você queira um sistema mais confortável de fixação da lente invertida, basta usar uma fita adesiva na lente do kit, ou adquirir um anel adaptador Rosca-Rosca.    

                                   

Comentários

Enviar um comentário