10 Dicas de Como Fotografar a Lua

Não há como resistir, todo mundo cedo ou tarde vai tentar fotografar a Lua. Reuni aqui algumas dicas e lembretes que certamente ajudarão a fazer fotos incríveis. Quanto à câmara, qualquer uma serve! As DSLRs normalmente darão melhores resultados, principalmente pela possibilidade de utilizar tele-objetivas. No entanto, já existem à disposição no mercado, uma grande variedade de câmaras compactas com boas opções de zoom, que certamente farão também boas fotos.

Como fotografar a lua?

1. Devo usar um tripé? Sim, por mais que você já tenha visto pessoas fotografando a Lua sem tripé, ele ainda é importante e é o que vai fazer a diferença entre uma foto boa e uma espetacular!

2. Use o timer: E se for fotografar a Lua com uma DSLR, deixe o “Live View” da câmara ligado. Dessa forma você não corre o risco de sua câmara tremer durante o disparo.

3. Qual velocidade de disparo usar? Use uma velocidade de disparo relativamente alta (1/125 ou mais). Apesar de não percebermos a olho nu, a Lua se move rapidamente pelo céu, ou seja, usar velocidades baixas podem resultar em imagens borradas. Não se esqueça também que apesar de ser noite a Lua é muito clara, então você vai acabar precisando capturar muito menos luz do que imagina.

fotografar a lua 

4. Qual é a abertura ideal? O objetivo deste tipo de foto é capturar o máximo de detalhes possível, então feche um pouco o diafragma, tente f/9, f/11 ou até mesmo f/16.

5. Qual ISO usar? Mantenha o ISO baixo, isso irá garantir uma foto com pouco ruído. Comece então com ISO 100 e vá aumentando conforme for necessário.

6. Mude o medidor de luz da câmara para “spot metering”: Dessa for a câmara vai ajustar a exposição somente para a Lua e não para toda a imagem.

7. Foco automático ou manual? Não confie no foco automático. Para imagens realmente nítidas use o foco manual, caso seja necessário, ligue o “Live View” e de um zoom na imagem para garantir um bom foco ao fotografar a Lua.

8. Qual objetiva usar? Quanto mais longa for a objetiva melhor. Qualquer objetiva acima de 200mm já consegue produzir ótimos resultados.

9. Qual é o melhor horário para fotografar a lua? Fotografe assim que a Lua nascer, quando ela está no horizonte, a atmosfera produz uma ilusão de ótica que faz com que pareça maior do que realmente é.

10. Regras foram feitas para serem quebradas: Às vezes as fotografias mais interessantes não foram criadas seguindo as regras, mas sim usando a criatividade.

Comentários